quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Olho do Cidadão/ Cidadão Jornalista



Olho do Cidadão/ Cidadão Jornalista

Num século dominado pelas tecnologias, a informação assume novos contornos que afectam invariavelmente a sociedade e as relações que nela se estabelecem. A liberdade de comunicação é uma condição essencial para que haja uma verdadeira democracia e para existir liberdade de comunicação e de expressão tem de existir democracia.
As novas tecnologias da informação e da comunicação oferecem meios de expressão aos cidadãos comuns, sendo-lhes mais fácil exercer a sua cidadania. Desta forma, começa a haver uma nova forma de exercer a cidadania que é mais dinâmica. O indivíduo tem a capacidade de, ele mesmo, criar fluxos de informação personalizada e de se expor apenas às fontes de informação que selecciona e assim contribuir para a democracia.
Neste contexto, o Olho do Cidadão vem ao encontro do conceito cidadão jornalista ou seja, um indivíduo sem formação académica na área de jornalismo com uma vontade enorme de participação na esfera social. Apresenta conteúdos informativos (de texto, imagem e som), onde exprime novas perspectivas e informação que, de outro modo, não teria visibilidade na esfera pública. Note-se que não exclui o que é produzido pelos jornalistas, mas contribui com textos, imagens e sons de certos acontecimentos, com maior liberdade na produção e veiculação de informação.

Assim, o Olho do cidadão é um espaço que pretende trazer para a esfera assuntos mediáticos de interesse público através de fotografias, vídeos e outros materiais

1 comentário: