terça-feira, 19 de março de 2013

Histórias de vida - Como sobre (vivem) os moçambicanos!


O Olho do Cidadão começou a reportar histórias de vida de cidadãos moçambicanos que, embora se deparem com enormes dificuldades e adversidades, não desistem, não baixam os braços, vão á luta e tentam sobreviver numa cidade/país onde o nível de vida tende a subir de forma desproporcional (os salários mantêm-se, principalmente o mínimo, cerca de cento e poucos dólares, e o preço dos transportes e alimentos básicos tendem a subir). A questão que se coloca é: Como sobrevivem então estes verdadeiros moçambicanos, aqueles que se deparam diariamente com a pobreza, que vivem nela? Os que ganham o ordenado mínimo, tem de apanhar o chapa todos os dias para o seu trabalho e sustentam os seus filhos. Como conseguem?   
Estes moçambicanos, podiam facilmente optar pela via mais fácil, mas não, lutam com todas as suas forças e são um verdadeiro exemplo de vida!

A história de hoje é destes dois meninos, que deveriam estar na escola, mas ao invés disso, têm que ganhar a vida vendendo ovos cozidos pela cidade. Cada ovo custa 5 meticais. Infelizmente, esta prática muitas vezes torna-se prejudicial uma vez que estes ovos, estão sujeitos ao calor e por vezes não estão em condições de ser consumidos, causando intoxicações, diarreias entre outras doenças.
No entanto, o Olho quer realçar a forca com que estes meninos tentam ganhar a vida, circulando pela cidade ao sol, muitas vezes sem comer algumas refeições para ganhar poucos meticais para conseguirem sobreviver e ajudar as suas famílias!

Sem comentários:

Enviar um comentário