terça-feira, 5 de março de 2013

Histórias de vida: Como (sobre) vivem alguns moçambicanos!



O Olho do Cidadão vai começar a reportar histórias de vida de cidadãos moçambicanos que, embora se deparem com enormes dificuldades e adversidades, não desistem, não baixam os braços, vão á luta e tentam sobreviver numa cidade/país onde o nível de vida tende a subir de forma desproporcional (os salários mantêm-se, principalmente o mínimo, cerca de cento e poucos dólares, e o preço dos transportes e alimentos básicos tendem a subir). A questão que se coloca é: Como sobrevivem então estes verdadeiros moçambicanos, aqueles que se deparam diariamente com a pobreza, que vivem nela? Os que ganham o ordenado mínimo, tem de apanhar o chapa todos os dias para o seu trabalho e sustentam os seus filhos. Como conseguem?   
Estes moçambicanos, podiam facilmente optar pela via mais fácil, mas não, lutam com todas as suas forças e são um verdadeiro exemplo de vida!
Zacarias nasceu no Chibuto, Gaza, e tem 22 anos.
O Olho do cidadão conversou com o Zacarias para perceber o que faz ele para sobreviver. Infelizmente o Zacarias não teve a oportunidade de continuar os seus estudos, tendo terminado a 8° classe.
Zacarias carrega o seu pesado Txova pela cidade gritando as seguintes palavras: “ Compro ferro! Compro ferro!”. Compra 1kg de ferro a 4 meticais e diz que consegue fazer por dia, após vender o mesmo ferro a uma senhora, cerca de 150 meticais, dependendo do dia! Há uns dias melhores que outros, podendo haver alguns em que só faz 50 meticais. A oscilação de rendimento é um risco que tem de correr para poder sobreviver!
Força Zacarias! Parabéns, és um exemplo de vida!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário