sexta-feira, 1 de março de 2013

Desafio do Olho do Cidadão da Semana passada: A escolinha localiza-se no bairro do Maxaquene B!



Na semana passada O Olho do Cidadão propôs um desafio aos seus leitores após expor um conjunto de fotografias de crianças festejando o Carnaval na escolinha. O Olho também colocou um conjunto diverso de opções para que escolhessem em que bairro se encontrava a escolinha, desde a Sommerchild, Matola, Bairro Triunfo e Maxaquene B.
Resposta: A escolinha localiza-se no bairro do Maxaquene B!
Com este desafio o Olho do Cidadão pretende demonstrar aos cidadãos que uma vez mais, os bairros periféricos da cidade de Maputo são também um exemplo a seguir, um caso de sucesso. Uma vez mais, o Olho prima por realçar grandes casos de sucesso situados em bairros que muitas vezes são conhecidos por serem problemáticos.
Neste contexto, o Olho teve a oportunidade de verificar o bom trabalho realizado pela Associação Moçambicana para o Desenvolvimento Concertado, mais concretamente a AMDEC.
A AMDEC vem desenvolvendo as suas actividades com destaque a nível dos Bairros periféricos da cidade de Maputo, viradas para as populações vulneráveis actuando no seio das Organizações Comunitárias de Base (OCB’s), com apoio dos parceiros de cooperação, dando o seu contributo nas áreas pré estabelecidas (educação, saúde, agua e saneamento, governação e sociedade civil, agricultura e segurança publica).
A AMDEC tem por objectivos:

Contribuir para redução da pobreza no pais, melhorando as condições de vida das famílias vulneráveis, incidindo sobre as seguintes áreas temáticas:

a)      Educação: acções de promoção ao acesso e melhoria da qualidade de ensino básico; acções no pré-escolar e reforço escolar; acções de alfabetização; melhoramento das infra-estruturas escolares, entre outros.

b)      Saúde: actividades de prevenção e promoção da saúde (doenças infecto contagiosas, etc.)

c)      Água e saneamento: promoção do acesso a água potável; melhoria das condições de saneamento; promoção de bons hábitos de saúde e higiene colectiva e individual; construção/reabilitação de infra-estruturas de saneamento;

d)     Governação e sociedade civil: promoção de boa governação, dialogo, concertação, parceria entre actores públicos e locais; reforço da capacidade de intervenção e de participação das organizações comunitárias de base; prevenção e resolução de conflitos; sensibilização e prevenção contra as minas e outros engenhos explosivos e desminagem;

e)      Agricultura: promoção da agricultura familiar; educação nutricional e segurança alimentar.

Segurança Pública: promoção de acções tendentes a prevenir a criminalidade no seio da comunidade.
Assim, e tendo em conta os objectivos desta Associação, a AMDEC fornece acções de fortalecimento do pré-escolar, através da realização de varias actividades como por exemplo eventos como o Carnaval, Graduação dos alunos, celebração do dia 1 de Junho, dia da criança entre outros.
Para finalizar, devemos saber criticar realidades que estejam erradas, que precisem de ser melhoradas, mas também devemos ressalvar e dar os parabéns a estes casos de sucesso, que uma vez mais demonstram a vontade de cidadãos, de boas organizações, de comunidades que fazem um excelente trabalho em prol do desenvolvimento.
Parabéns AMDEC! Parabéns Escolinha da Maxaquene! Parabéns as professoras! Parabéns aos cidadãos engajados neste tipo de iniciativas!

1 comentário:

  1. Interesante propuesta. Espero que continúe. Agregue su blog a mi lista de blogs sobre Moçambique: http://www.mm2mz.blogspot.com/

    ResponderEliminar